top of page

História de Búzios

Búzios foi fundado em 1728 por João de Almeida. Era uma aldeia de pescadores, conhecida até então de Armação de Baleias dos Búzios, devido a pesca exploratória das baleias, atividade comum na região no séc.XVIII, e á existência dos búzios, conchas muito comuns nas praias locais. Os primeiros habitantes de Búzios foram os índios tamoios e goitacáses, que viveram na região pelo menos mil anos antes dos portugueses chegarem em 1511. As primeiras e principais atividades econômicas foram o comércio de pau-brasil e o tráfico de negros feito pelos estrangeiros. No século XVIII a exploração de pesca as baleias movimentava a economia. Era de alto interesse financeiro, pois da gordura das baleias extraía-se óleo, destinados à iluminação, lubrificação e fabricação de argamassa utilizada na construção civil. No início do século XX Búzios vivia praticamente da exportação de bananas para a Europa feita pelo alemão Eugenne Honold proprietário da Fazenda Campos Novos.Com a temporada da atriz francesa Brigite Bardot na década de 60 surgiu interesse no balneário.Em 1997, Búzios ganha sua emancipação política e elege seu primeiro prefeito, Delmires de Oliveira Braga, o Mirinho Braga.

Atualmente Búzios vive da pesca e principalmente do turismo. Há grande fluxo de turistas nacionais e internacionais o ano todo. A península de 85 km2 possui cerca de 25 praias de beleza exuberante e aproximadamente 18.000 habitantes.

Casa do Sino

Hoje patrimônio cultural buziano, era morada dos senhores de engenho. Nela havia uma senzala onde era feito a triagem de escravos. Localiza-se na Praia da Armação.

Os Negros

Com a campanha abolicionista no Brasil no final do século XV, os escravos eram desembarcados clandestinamente em ancoradouros da aldeia. Nesta época inicia-se o processo de formação da comunidade negra da Rasa.

Mansão da Azeda

Casarão Colonial, também patrimônio cultural da cidade, construído por Eugenne Harnold no início do século XX. Complementa a linda paisagem da praia da Azeda.

Capela de Sant'Anna

Por ter conseguido salvar um carregamento de escravos o comendador português Visconde Brás de Pina mandou construir em 1740 a Capela de Sant'Anna. A Santa é a padroeira de Búzios. Está localizada entre a Praia dos Ossos e a Praia da Armação. É um dos patrimônios culturais de Búzios.

bottom of page